Rede aumenta competição no ramo de autopeças
A exemplo do que têm feito os supermercados e farmácias espalhados por todo o país, varejistas de autopeças têm se unido pra comprar mais barato e, conseqüentemente, repassar por um preço mais acessível ao consumidor final. Chegou a Colatina, há cerca de um ano, a maior rede de autopeças do país, a Âncora. O propósito da rede – que hoje tem 18 associados no Estado – é fazer com que o trabalho nas mecânicas e autorizadas saia mais barato.
Responsável pela franquia em Colatina, o proprietário da Mecânica Kennedy, Denison Campos, afirma a importância do negócio para Colatina e região. “Para vencer em um mercado disputado como o nosso, são necessárias qualidade como profissionalismo, competência, dedicação, experiência e atualização permanente, dentre outras. Mas todos sabemos que tudo se torna difícil quando se luta sozinho. Por conta disso, a união entre empreendedores constitui uma opção interessante nas mais diversas áreas comerciais”.
Ter uma rede que compre autopeças da fábrica não é exclusividade brasileira. A “moda” começou nos Estados Unidos, onde existem vários casos de sucesso, como a Napa (Associação Nacional de Autopeças), que possui 6mil lojas afiliadas com 69 centros de distribuição e foi fundada há mais de 70 anos, e a Carquest, que iniciou suas atividades em 1970 com 100 lojas e hoje conta com mais de 3400. Outros exemplos, ainda nos EUA, são a Autozone e Pep Boys. Na Europa, existe a Norauto e a Cecauto. No Brasil existem redes de farmácia, redes de supermercado, redes de material de construção, redes moveleiras, mas no segmento automotivo a iniciativa foi pioneira.
INVESTIMENTO. Aqui no Brasil, Rede Âncora, pioneira no segmento, está representada nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e, em breve, estará contagiando o mercado do Pará. São 253 lojas que usam o nome Âncora em todo o país. Em Colatina, a Mecânica Kennedy e a Massariol Autopeças levantam a bandeira da marca.
Uma das metas para este ano é a adesão de novos acionistas, interessados em um projeto que lhe proporcione soluções inovadoras, como, por exemplo, a importação exclusiva para o Brasil dos pneus MAXXIS. A previsão é de inaugurar mais 4 novos Centros de Distribuição (CDs) até abril, e firmar um total de 500 lojas até o final do ano.
A rede Âncora oferece, ainda, um sistema de vendas pela internet no site www.redeancora.com.br, além de um software de gestão integrada compatível com as necessidades dos varejistas.
9 anos no mercado
Há nove anos, um grupo de empresários de autopeças resolveu debater os problemas enfrentados pela categoria e encontrar uma saída para sobreviver aos grandes concorrentes no mercado de reposição automotiva. Muitos estudos, pesquisas, viagens ao exterior e consultas às bases levaram estes empresários a desenvolver um projeto realmente inovador e que trouxesse novas perspectivas ao setor. Em fevereiro de 98 surgia a Rede Âncora, juridicamente constituída como uma empresa S.A. e com objetivos traçados com muita clareza. A iniciativa deu certo e a rede expandiu para 6 estados contando hoje com mais de 250 lojas. Seguindo uma tendência mundial, o grupo conseguiu fortalecer a marca e se tornar referencia no seu segmento sendo hoje a maior rede de autopeças do Brasil. Hoje, são 253 afiliados e 6 Centros de distribuição nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina